Comunicação Institucional

O curso de Comunicação Institucional (CI) forma o profissional capaz de gerenciar a comunicação de diversas organizações, com ênfase em atividades práticas e rápida inserção no mercado de trabalho. É uma formação completa e conectada com as novas tecnologias, voltada ao planejamento e criação de projetos para diferentes públicos.

Tecnólogo é graduação!

O CI é uma graduação, assim como o bacharelado e a licenciatura, com período mínimo de formação de 3 anos. O graduado em CI pode prestar concursos em instituições públicas para vagas em nível superior.

Se ainda desejar, pode fazer pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado.

Disciplinas do curso!

A matriz curricular de CI conta com um elenco de disciplinas que apresentam uma base teórica da comunicação e enfatizam a aplicação prática que permite a experimentação de novas narrativas.

  • Laboratório de Programação Visual
  • Laboratório de Fotografia
  • Laboratório de Publicações Periódicas
  • Laboratórios de Áudio
  • Laboratórios de Vídeo
  • Laboratórios de Web
  • Oficinas de Textos Informativos
  • Oficinas de Textos Descritivos
  • Oficinas de Textos Persuasivos
  • Oficinas de Textos Corporativos
  • Oficinas de Textos para Mídia Institucional
  • Oficinas de Língua Inglesa
  • Técnicas de Expressão Oral
  • Gestão Empresarial
  • Marketing
  • Pesquisa de Mercado e de Comunicação
  • Gestão de Pessoas
  • Relacionamento Interpessoal
  • Negociação e Gerenciamento de Conflitos
  • Ética na Comunicação
  • Comunicação e Marketing Digital
  • Assessoria de Comunicação e Imprensa
  • Cerimonial, Protocolo e Eventos
  • Laboratório de Projetos Multidisciplinares
  • Planejamento e Gestão da Comunicação Empreendedorismo e Inovação.

Para conferir a grade completa acesse o site:
http://www.sept.ufpr.br/portal/comunicacaoinstitucional/documentos-do-curso/

foto entrada SEPT

A estrutura

O curso é oferecido no Setor de Educação Profissional e Tecnológica, em Curitiba. Para as aulas, professores e alunos têm à disposição salas com projetores multimídia e sistema de som. Nas aulas práticas, são utilizados equipamentos profissionais de fotografia, áudio e vídeo para produção nos laboratórios de informática ou no LAVI (Laboratório de Áudio, Vídeo e Imagem). O curso conta ainda com a ZiiP (Agência Experimental de Comunicação Institucional), na qual os estudantes,orientados por professores, atendem clientes reais com soluções em comunicação integrada.

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O mercado de trabalho

O comunicador institucional trabalha com a comunicação interna e externa em diferentes organizações, além de agências de comunicação ou produtoras audiovisuais. Pode exercer variadas funções como:

  • Gestor de comunicação;
  • Social media (gerenciador e produtor de conteúdo para redes sociais online);
  • Produtor de conteúdo para Internet;
  • Assessor de comunicação e imprensa;
  • Organizador de eventos;
  • Produtor/editor de materiais para diferentes mídias;
  • Analista de marketing;
  • Programador visual.

Laboratório

Perfil do profissional

O profissional formado em Comunicação Institucional será capaz de:

  • Elaborar planejamento e estabelecer as diretrizes de comunicação nas organizações;
  • Redigir, editar e revisar textos para os mais variados suportes;
  • Gerenciar e produzir conteúdo para mídias sociais digitais;
  • Prever e gerenciar estratégias comunicacionais em momentos de crise;
  • Planejar e organizar eventos;
  • Realizar assessoria de comunicação para organizações públicas, privadas e do terceiro setor;
  • Elaborar produtos para mídias impressas, online e audiovisuais como jornais, revistas, catálogos, sites e podcasts.

Laboratório

Turno: Manhã

Duração

O curso tem duração mínima de 3 anos e máxima de 4,5 anos

Carga horária

1.920 horas/aula

Seja estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas